A CBA sempre pautou sua atuação pelos mais altos padrões de governança corporativa, e isso foi um dos grandes trunfos para abrir o capital diretamente no Novo Mercado, o mais alto padrão de governança da B3.


Destaques de 2021
- Criação do Comitê de Auditoria Estatutário e do Comitê de Sustentabilidade para assessoramento ao Conselho de Administração
- Lançamento do Código de Conduta próprio
- Adesão ao Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global, com metas de transparência das interações com a administração pública, remuneração íntegra da alta administração, cadeia de valor de alto risco treinada em integridade, transparência da estrutura de compliance e governança e transparência sobre os canais de denúncias
Mais sustentabilidade na cadeia de valor
Outra das principais iniciativas da Companhia em 2021 está relacionada ao desenvolvimento de uma cadeia de valor mais sustentável, pois só uma relação justa e de confiança com todos os públicos de relacionamento garante futuro aos negócios.
Por meio do Programa Suprimentos Sustentável, a CBA apoia e engaja parceiros estratégicos na construção conjunta de soluções sustentáveis.
Em 2021:
- Lançamento da Política de Suprimentos Sustentável, com diretrizes para condução do processo de Supply Chain e Compras
- Homologação dos fornecedores críticos, considerando aspectos ESG
Esse programa contribui para o objetivo da Estratégia ESG de ter 100% da base de fornecedores aderente à Política de Suprimentos Sustentável e aumentar em 10% as compras de fornecedores locais (PMEs) até 2030.
Certificação de primeira linha
A CBA é a primeira do setor de alumínio nas Américas a obter, em 2019, o selo ASI nos Padrões de Performance e Cadeia de Custódia ao mesmo tempo para três minerações, uma fábrica integrada e um escritório corporativo. Em 2020 a Unidade Itapissuma recebeu o certificado de Performance e, em 2021, o de Cadeia de Custódia. A Metalex foi também certificada em Performance nesse mesmo ano. Essa certificação atesta que a Companhia segue as melhores práticas mundiais com relação aos temas socioambientais.
Reputação estabelecida
Nos últimos dois anos, a CBA teve uma nota de liderança pelo Programa de Mudanças Climáticas do CDP, aderiu ao Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD) e submeteu sua meta baseada em Ciência ao SBTi.
A Companhia recebeu também a classificação “A” do MSCI ESG Ratings, que mede a resiliência de uma empresa a riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) da indústria de longo prazo.
Já na comunicação com a sociedade e outros stakeholders, a Companhia adota a metodologia internacional Reptrak, que permite mensurar a reputação corporativa com base na percepção dos entrevistados sobre temas como reconhecimento de marca, admiração, confiança, empatia, comunicação e investimentos sociais.
Resultados da pesquisa Reptrack

70,8
forte
Reputação em relação ao público geral
* Acima da média do setor de mineração e metalurgia (62,3)

92,7
excelente
Reputação com fornecedores

79,8
forte
Reputação com comunidades
Compromissos e certificações internacionais

